Constituindo um projeto que se vinha delineando desde a fundação da Fábrica da Vista Alegre (fundada em 1824), o Museu dedica-se a promover a apreciação e interpretação do património industrial da fábrica e ainda o percurso histórico da sua comunidade operária. Inclui coleções de porcelana, cristal e vidro, equipamentos industriais e utensílios técnicos, desenhos, fotografia, e as coleções documental, Palácio da Vista Alegre, Capela da Nossa Senhora da Penha de França e instituições sociais.
Foi distinguido em 2017 pela Associação Portuguesa de Museologia com menção honrosa “Melhor Museu Português”, e prémios “Merchandising Cultural” e “Trabalho de Museologia”. Em 2018 foi-lhe também atribuído o muito prestigiado Regiostars Public Choice Awards.
É a partir do Museu Vista Alegre que é possível visitar a Capela (datada de final do século XVII, monumento nacional), o Bairro Operário e ainda atividades culturais e educativas dinamizada pelos serviços educativos do museu. Nos dias de laboração da fábrica a visita inclui passagem pela Oficina de Pintura Manual, podendo assistir-se ao real trabalho dos pintores.